CHEF ESPANHOL PEPE LOPEZ ASSUME A COZINHA DO SEBASTIÁN GASTROBAR, NA GÁVEA

O chef Pepe Lopez faz paella na calçada, aos domingos

O nome Sebastián Gastrobar remete à Espanha. Com a chegada do “merengue” Pepe Lopez, o cardápio passa a refletir essa identidade. Ele mudou já mexeu no menu, trazendo novos pratos, num pacotes de mudanças que inclui eventos na calçada que movimentam a rua, e uma parceria com a Casa Tão Longe Tão Perto, em Botafogo, que levou para a Gávea uma torneira de vinhos nacionais de mínima intervenção, servidos direto da torneira.

Perro caliente: de lula à dorê

– O carioca ama cachorro-quente. Por isso, pedimos para o chef criar uma versão espanhola, e o resultado foi o cachorro-quente de lula à doré, que já é um sucesso. A tosta de jamón, um clássico espanhol, ganhou cobertura de queijo parmesão porque o carioca ama queijo – diz o empresário Ricardo Rebello, um dos sócios da casa, em referência a essa releitura divertida, feita com lula frita empanada na farinha panko, picles de cebola, molho de mostarda, cebola frita crocante e chimichurri defumado.

Outr boa nova é a paella preparada na calçada, que acontece todo domingo, e já se tornou um espetáculo para quem passa: a fumaça que sobe das panelas gigantes e o aroma que se espalha pelo ar criam um convite irresistível. A partir desse mês de agosto, em um domingo por mês, Pepe recebe um chef convidado, trazendo receitas novas, sempre variando.

O Pulpo a la gallega, e outras novidades

Sob o comando do chef executivo madrilenho Pepe Lopez — que vive no Brasil há 21 anos, trabalhando em bares e restaurantes dedicados às cozinhas espanhola, italiana e mediterrânea — o renovado cardápio vai acomodar as novas criações gradualmente, sempre observando as preferências do paladar carioca.

Entre as entradas, destaca-se a tosta de jamón, feita com sourdough, tomate e alho ralados à mão, azeite de oliva, finas fatias de presunto cru espanhol e uma generosa camada de queijo parmesão. Clássico espanhol de fama universal, o pulpo a la gallega não poderia faltar: trata-se de um polvo braseado, temperado com páprica e azeite de oliva, servido sobre creme de batata, e acompanhado de sourdough tostado. Há cogumelos com creme de baroa e azeite de trufas; biquíni de camarão empanado (um sanduíche); e as croquetas de jamón e bechamel, ambos criados para agradar em cheio ao paladar local.

Aos domingos tem paella na calçada

Os domingos ali no coração do Baixo Gávea são dedicados à tradicional paella de frutos do mar, servida na calçada.

As novidades não ficam apenas na cozinha. A carta de bebidas também foi renovada, trazendo drinques autorais e a parceria com o Casa Tão Longe Tão Perto. Entre as novas criações, vale experimentar o Brisa Spritz, feito com espumante, xarope de pêssego, lâminas de tangerina, Aperol, limão siciliano, espuma cítrica de tangerina e hibisco em pó, e o Galerzano Bourbon, preparado com o destilado americano de milho, Jerez, Carpano clássico e Fireball. Sem falar no chope, gelado e cremoso.

SERVIÇO
Sebastián Gastrobar: Rua dos Oitis 6-A, Gávea. Tel.: 21-96622-4885. Instagram: @sebastiangastrobar