Qual a confeitaria mais antiga do Rio? Quase todo mundo responde de bate-pronto: Colombo. Mas, não é. Fica perto dali, é muito menor e menos exuberante, e se chama Casa Cavé.
Entre as suas centenárias virtudes, como um pequeno salão com ares aristocráticos, estão os doces, como os bolos à moda inglesa, a queijadinha, pastel de nata, mil folhas, Lamego de coco ralado com laranja, papo de anjo, quindim, strudel, fira os biscoitos, o palmier, as trufas de chocolate, e outros.
Isso, sem falar numa deliciosa pizza de sardinha, vendida em porção individual, que fica exposta na vistosa vitrine.
É a história comestível do Rio antigo. Linda de se ver!
O seu cardápio conta essa história, em texto que reproduzimos abaixo.
“Há mais de um século a confeitaria Cavé é parada obrigatória em uma visita ao centro da cidade do Rio de Janeiro.
Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo, dos tempos felizes e tenros que deram lugar à correria e aos lanches velozes das cadeias fast-food.
A Casa Cavé foi criada em 05/03/1860. É a mais antiga confeitaria da Cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada por Charles Auguste Cavé, francês que ficou a frente do negócio até 1922.
Não havia quem não passasse pela esquina das ruas Uruguaiana e Sete de Setembro e não parasse para conferir o belo prédio e ver sair da cozinha taças de sorvete tão enfeitadas que pareciam verdadeiras obras de arte.
Eram criações tão mágicas e surpreendentes, que aguçavam o apetite até de quem não gostava muito de sorvete.
A arquitetura marcante da Cavé possui influência de diversos países.
Lustres, vitrais e vidros em geral eram franceses; as cadeiras e as mesas foram projetadas por Cólon, um espanhol que residia no Brasil; e as luminárias eram brasileiras. As linhas e formas também se aplicavam às
famosas formas de sorvetes, cujos traços remetiam a galinhas, pirâmides e cestas de pêssego, por exemplo.
A Confeitaria Cavé sempre foi freqüentada pelas pessoas mais nobres da cidade, que dividiam espaços nos salões com outros cariocas. Há registros de que o prefeito Pereira Passos, responsável por uma das maiores obras
de arruamento já registrada na cidade,era habitué da casa.”
SERVIÇO
Casa Cavé: Rua Sete de Setembro 133, Centro. Tel. 2224-2520. https://www.casacave.com.br/