Bruno Agostini
O chef peruano Marco Espinoza vai celebrar o mês nacional do Peru com um brunch, apresentando aos brasileiros receitas típicas, que vão além do ceviche, tão popular por aqui que encontramos em restaurantes japoneses, italianos e até em bufês a quilo.
Em todos os domingos de julho será servido o brunch peruano, com pratos frios e quentes, que serão dispostos no bar. Vamos ter petiscos, como pan con chicharrón, sanduíche típico de porco; tamales peruanos, uma espécie de pamonha recheada; tiradito de salmón, como um carpaccio bem temperado; papa rellena, um delicioso bolinho de batata recheado com carne picadinha; papas a la huancaina, batatas cozidas em um molho picante e cremoso feito de queso fresco e ají amarillo; e causa de pollo, uma espécie de purê frio de batata, coberto com frango. Vai ter ceviche clássico também, é claro.
Entre os pratos principais, teremos os dois mais famosos por aqui: lomo saltado, um mignon grelhado; aji de gallina, um popular ensopado cremoso de frango com molho de pimenta amarela; pescado a lo macho, um peixe com molho de camarão, lula e mexihão; seco de cordero, uma panelada de cordeiro cozido lentamente, com caldo denso e carne se desmanchando; arroz con pato, que dispensa apresentações, cau cau, uma receita de dobradinha em molho de vegetais, como cenoura, batata e ervilha e quinoa con camaronês, além do feijão peruano, entre outros.
Para encerrar, picarones, uma rosquinha de origem ibérica, prima dos bañelos espanhóis, feita com batata-doce; suspiro limeño, que leva limão, um creme que se assemelha a doce de leite, e suspiro; e arroz con leche y mazamorra morada, o arroz doce deles, com uma calda densa de milho vermelho.
Arriba, Peru!
• Lima Cocina Peruana: Rua Visconde de Caravelas 113, Botafogo. Tel.: 3647-3411.