BAR DO TROTTA: MEMÓRIA ITALIANA NA TIJUCA

Pernil assado, especialidade da casa

O empresário felipe Trotta gosta de celebrar a cultura através dos bares que cria, como o Baródromo e o Cine Botequim. Seu mais novo rebento leva o sobrenome da família, pois é uma homenagem a seu avô italiano, Adolfo, um boêmio de carteirinha. Eles acabam de abrir as portas na Rua Dona Zulmira, no Maracanã: trata-se, segundo definição dos próprios, de uma birosca que homenageia o patriarca italiano da família. É o Bar do Trotta, um pequeno ambiente cheio de personalidade, com objetos, imagens e recortes de frases que remetem ao avô Adolfo.

São apenas 8 metros quadrados que refletem a alma boêmia de Seu Adolfo, tanto na decoração, quanto no balcão – montado com retalhos de portas e janelas da antiga loja – de poucos e bons comes e bebes recheados de histórias.

Para comer, tem petiscos bem cariocas, como o pernil acebolado, que pode ser servido em forma de porção ou recheando sanduíche com queijo provolone, assim como o vinagrete de jiló e o queijo tipo Reino. Já a alichela remete às origens do homenageado da casa, um antepasto italiano feito com anchova, ervas e temperos, assim como a caponata de abobrinha, as azeitonas temperadas, o salaminho, a copa (R$ 30) e o provolone.

 Quem preferir algo mais substancioso pode recorrer ao vizinho Cine Botequim 2, mesmo endereço também de seu carnavalesco Baródromo. Os pratos podem ser servidos ali no Bar do Trotta. Porque está tudo em casa, é tudo da família.