O Al Farabi, um bar e sebo localizado no Centro do Rio, dedica todo o próximo fim de semana ao samba. A programação tem início na sexta-feira, com o projeto Sambaú, às 18h. O objetivo é divulgar sambas inéditos, reunindo os compositores Wanderley Monteiro, Luís Caffé e Agenor de Oliveira, que compartilham com o público suas músicas guardadas no “baú”, ainda não registradas.
No sábado, é a vez do grupo Flor do Samba, composto exclusivamente por mulheres, animar o público, a partir das 14h. Surgido em 2015 a partir do coletivo artístico feminista Primavera das Mulheres, o grupo busca pesquisar, valorizar e fortalecer a expressão da mulher no samba. Em seu repertório, abraçam diversas vertentes do gênero, desde os clássicos até as composições contemporâneas, sempre destacando a produção feminina. Além dos grandes clássicos do samba, o grupo apresenta também músicas de compositoras da nova geração como Marina Iris, Ana Costa, Eliza Pragana, Manu da Cuíca, Teresa Cristina, entre outras.
No domingo, o Al Farabi é do projeto Enredos do Meu Samba, que inicia sua apresentação às 14h, levando novidades nesta edição. A partir deste mês de maio o projeto recebe convidados ilustres que vão promover bate-papo sobre Carnaval e a cada mês um nome que faça parte desse tema, ampliando o alcance do evento. No dia 19 os convidados são os compositores Evandro Bocão e André Diniz. Este projeto, que homenageia grandes nomes como Jorge Aragão e D. Ivone Lara, acontece uma vez por mês. O grupo inclui Juan Briggs (voz e percussão), Zé Paulo Miranda (voz e percussão), Tinguinha (voz e percussão), Bico Doce (voz e percussão), Thiago Almeida (violão de 7 cordas), Guilherme Sá (cavaquinho) e Paulinho Bandolim (bandolim).
SERVIÇO
Al Farabi Bar e Sebo: Rua do Mercado 34 (entrada pelo Boulevard Olímpico). Instagram: @alfa_bar_e_cultura