Bruno Agostini
Desde o início de dezembro o Meia-Noite, quase na esquina das ruas Fernandes Guimarães e Arnaldo Quintela, ali no coração do burburinho jovem de Botafogo, passou a abrir para almoço nos fins de semana. A partir do Meio-Dia a casa está servindo espetinhos diversos, e vendendo cervejas aos baldes, incluindo as artesanais. E haja IPA. Só de frango são três preparações diferentes. Também estão lá os clássicos da casa, como os espetinhos de polvo, de fraldinha e de barriga de porco.
O chef Fred Motta está no Japão, visitando vários restaurantes, pescando lulas e visitando mercados, como laboratório para as suas duas operações, ambas em Botafogo. A outra é o Meio-Dia, a que abriu as portas primeiro: foi inaugurado em novembro de 2023 (enquanto o Meia-Noite, pegando embalo na sua casa irmã, foi inaugurada em maio do ano passado).
– Estou voltando dia 19 cheio de gás, e cheio de ideias. O Meia-Noite realmente vai assumir uma identidade de yakitori-ya (restaurante de yakitori), mas nada impede de ter peixe cru, assim como o izakayas – conta Fred, direto de Kagoshima, terra de ingredientes da mais alta qualidade.
Se o Meia-Noite passou a abrir ao Meio-Dia nos fins de semana, o Meio-Dia, que sempre funcionou a partir do horário que o batiza, encerrando as atividades no final da tarde, vai a partir de agora estender o seu horário também. Começando na próxima terça-feira, eles também vão começar a servir o jantar, não se sabe ainda se até a meia-noite.
Há chances. Esse é o horário de encerramento de seu mais novo vizinho, o bar Jurubeba, do chef Elia Schramm, que foi inaugurado na última segunda (para ler a reportagem, clique aqui), com imenso sucesso, fechando as portas exatamente a essa hora (funciona do meio-dia á meia-noite, de quarta a segunda.
A rua Real Grandeza começa a ganhar novidades interessantes, o que acaba atraindo outras casas. Temos o Sat’s, o Dainer, que estendeu também o seu horário de funcionamento até de noite, o Meio-Dia e o Jurubeba. Sem falar que a Casa Ueda, um dos melhores japoneses do Rio hoje, está logo ali, na rua sem saída Hans Staden, onde também encontramos o simpático vegan vegan, com delicioso jardim e menu vegano.
Botafogo cada vez mais legal, mais boêmio, mas também diurno. Que venham mais!