Caroline Rocha
O Centro Cultural Moral da História (CCMH) está com inscrições abertas para o Circuito Teatral Jovem 2025, concurso gratuito que selecionará até nove textos de roteiristas amadores. Os classificados participarão de formações para aprimoramento da obra. Ao final, o melhor roteiro será premiado com a montagem da peça para uma temporada em cartaz na sala de teatro Jackson Antunes, no Recreio dos Bandeirantes.
O vencedor ainda ganhará um estágio remunerado em produção teatral, auxílio financeiro de R$ 1.000 e apoio com alimentação e transporte durante um ano.
A iniciativa busca criar oportunidades para novos talentos, viabilizar produções independentes e incentivar jovens roteiristas e escritores a desenvolverem suas habilidades.
“A arte, de maneira geral, enfrenta uma constante desvalorização no Brasil. E quando falamos de roteiristas, esse cenário se torna ainda mais restrito. Nosso propósito é criar um espaço que não apenas valorize essa profissão, mas também ofereça ferramentas para o aperfeiçoamento técnico e criativo. Queremos incentivar o surgimento de novos artistas e fortalecer o cenário cultural e teatral brasileiro”, afirma Luiz Antônio do Nascimento, diretor artístico e curador do evento, reconhecido por sua atuação em produções como O Cravo e a Rosa (2000), A Saga da Alma de um Poeta (2015), Mendigos – O Lado que Ninguém Quer Ver (2015) e Fala sério, Mãe (2017).
A produção teatral inscrita deve explorar a temática “Rio de Janeiro, pelo ponto de vista do carioca”. Os critérios de avaliação incluem: originalidade; construção de personagens; qualidade da estrutura narrativa e desenvolvimento da trama; qualidade dos diálogos; relevância social e gramática e formatação.
Durante a formação, os selecionados participarão de um workshop com roteiristas renomados e palestras com artistas convidados. As inscrições devem ser realizadas até às 18h de 19 de fevereiro através do formulário https://forms.gle/AumdckeU3jPERnj49. Não há limite de roteiros inscritos por autor.
O Circuito Teatral Jovem 2025 é uma realização da Lv4 Rio, com patrocínio da Secretaria de Integração da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Projeto Integra Rio.
Sobre o Centro Cultural Moral da História:
Localizado na Rua Maurício da Costa Faria, n° 593, no Recreio, o Centro Cultural Moral da História visa a democratizar o acesso ao teatro e fomentar a expressão artística em todas as idades. O projeto oferece diversas atividades, entre elas oficinas gratuitas de teatro e interpretação em TV e canto e coral.
SERVIÇO
Circuito Teatral Jovem 2025
Inscrições no link: https://forms.gle/AumdckeU3jPERnj49
Data: até 19 de fevereiro. Preço: gratuito.