DELÍCIAS: NOTÍCIAS CURTINHAS (E QUENTINHAS) DA GASTRONOMIA CARIOCA

Os caracóis do La Villa, em Botafogo
  • Quarteto de escargots
    O chef João Paulo Frankenfeld está colhendo bons frutos nesse ano de 2025. Além de conquistar a sua primeira estrela Michelin, com a sua Casa 201, no Jardim Botânico, ele abriu as portas do Balcão 201, no Leblon, onde serve petiscos, sanduíches e alguns poucos (e bons) pratos. Novidade lançada em agosto é a porção de escargot, com a famosa manteiga de ervas e alho, que lhe entrega o seu sabor característico. Hoje raro nos restaurantes da cidade, podemos encontrar também a iguaria em endereços tradicionais dedicados à cozinha francesa, como La Villa e Signatures, na Escola Le Cordon Bleu, ambos em Botafogo, e o Didier, em Ipanema.
  • Suibi de casa nova
    Sabe aquele casarão de esquina, em Ipanema, no número 184 da Rua Joana Angélica, que já abrigou o Restô? Pois estão terminando as obras para a inauguração do novo Suibi, que fecha as portas na Rua Dias Ferreira e migra para lá. Mais do que a mudança de endereço, e o espaço bem mais generoso, a grande novidade é a vinda do pai do chef nova-iorquino Sei Shiroma, o senhor Atsuo “Mike” Shiroma, de origem japonesa, que por anos esteve à frente do Suibi original, um restaurante de sucesso, em Manhattan, onde ele deu seus primeiros passos na cozinha. Ele veio para ficar, e chefiar a casa.
  • Cordeiro em família no Cortés Asador
    Depois de fazer sucesso no Dia dos Pais, quando foi servida como opção especial, a paleta de cordeiro uruguaia fica por tempo limitado no menu do Cortés Asador, no Shopping Leblon. Entra em cartaz no dia 9, com duração estimada em um mês. Capaz de saciar a fome de três a quatro pessoas, a perna é assada inteira, lentamente, e finalizada no forno a carvão. O prato, que acompanha cebola assada, chimichurri de hortelã e coalhada seca, entra como a Seleção do Açougueiro.
  • Doces na Zona Sul
    Marca de sucesso na Zona Norte, a Doceria Coutinho está se preparando para chegar a Botafogo, onde ainda esse ano abre as portas de sua cozinha, voltada ao serviço de entregas. As sócias Lorena Paixão e Danúbia Coutinho tem como especialidades delícias como cookies, brownies e tortinhas, como a de maracujá com massa de cacau.
  • O novo brasileiro do grupo Best Fork
    O restaurateur Marcelo Torres, nome por trás do Grupo Best Fork, abre as portas ainda em 2025 o restaurante brasileiro Mandú, no Bossa Nova Mall, shopping junto ao aeroporto Santos Dumont. Com uma das mais lindas vistas da cidade, a novidade vai ocupar parte do espaço do asiático Xian, de cara para o Pão de Açúcar, o Outeiro da Glória e o Corcovado. No menu, pratos tradicionais, com apresentação caprichada, com muitos quitutes baianos e mineiros em destaque.
  • O novo italiano em Botafogo
    A dupla Jonas Eisengart e Edu Araújo, à frente de sucessos como Pope, Quartinho, Guadalupe e Chanchada, prepara mais uma novidade que promete movimentar a cena gastronômica de Botafogo, que tem o chef paulista Matheus Zanchini Barrella no comando da cozinha: vai se chamar Giancarlo, e abrir as portas muito em breve no número 11 da rua Oliveira Fausto.