Bruno Agostini
Difícil é encontrar quem não gosta de lasanha. Ainda mais quando as temperaturas caem, o prato fica ainda mais saboroso. Fizemos a nossa seleção das quatros versões mais deliciosas do prato no Rio – que fica ainda mais delicioso nos meses mais frios do ano.
Escama: A cozinha é especializada em peixes e frutos do mar, mas abre exceções, incluindo uma lasanha de pato confit com fonduta de queijos e aspargos que é uma das melhores pedidas do menu.
Pope Ipanema: No simpático italiano de Ipanema, que agora tem o fera Matheus Zanchini Barrella no comando da cozinha, a carne usada é o ossobuco, que é assado na lenha antes de virar recheio – dos melhores!
Ristorantino: Provavelmente essa é a lasanha mais famosa do Brasil. É uma fatia com cerca de dois dedos de espessura, servida deitada no prato, sobre dois molhos: uma fonduta de queijo e um demi glace, com carne de vitelo e finalizado com trufas negras, raladas na hora, na mesa.
Sult: o restaurante de Botafogo serve uma lasanha de várias camadas, que serve facilmente duas pessoas, e é o prato mais vendido ali. É a clássica, com pasta fresca feita na casa e ragu de carne, finalizada com fonduta de grana padano e pangratatto (farofa crocante de pão).