Primeira escola de samba do planeta voltada para pessoas com deficiência, a Embaixadores da Aleqria, que há 20 anos leva protagonismo e conscientização ao Carnaval do Rio, abre o Desfile das Campeãs, amanhã, no Sambódromo com o enredo “20 anos de alegria abrindo alas para a diversidade”.
Com samba assinado por Pretinho da Serrinha e Fred Camacho a escola reafirma sua trajetória como referência internacional em acessibilidade cultural.
Fundada em 2006 por Caio Leitão e Paul Davies, a Embaixadores chega ao seu 18º desfile acessível consecutivo na Sapucaí, consolidando uma parceria histórica com a Liesa e a Prefeitura do Rio
Mais do aue atravessar a Avenida, a escola promove uma mudança de mentalidade.
– Carros alegóricos adaptados, intérpretes de Libras “cantando” o samba, rainha de bateria com síndrome de Down, mestre-sala e porta-bandeira com e sem deficiência e até desfiles com cão-guia fazem parte de um projeto que coloca pessoas com deficiência no centro da narrativa estética do maior espetáculo popular do mundo.
Ao longo desses 20 anos, mais de 21 mil pessoas foram impactadas diretamente pela iniciativa.
A atuacão da escola também extrapola o Carnaval com proietos como a Wheelchair Parade. criada para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, e o festival 0 Que Move Você?, na Cidade das Artes, ampliando o debate sobre arte. cidadania e combate ao capacitismo.
- Local: Sambódromo
- Dia 21/2
- Desfile às 19h I Concentração às 16h30 (Balanca Mas Não Cai)








