JAPONÊS MODERNO, KATA SUSHI ABRE AS PORTAS NA PRÓXIMA SEMANA NO HUMAITÁ

A fachada foi inteiramente grafitada

Bruno Agostini
A fachada vem chamando a atenção de quem passa ali, pelo Largo dos Leões, na esquina com a Rua Marques, na lateral da Cobal do Humaitá. Ela foi inteiramente grafitada por Rafael Moreno (@rafael_moreno_23) com temas japoneses, destacando sushis, e elementos marinhos, como um grande polvo e peixes, numa obra em grande formato, e muito colorida. As janelas são redondas, como se fossem escotilhas náuticas. Do lado de dentro também chama a atenção a decoração, que repete os mesmos padrões: estética nipônica, cores vibrantes e temática que remete ao mundo dos sushis, sashimis, nigiris e afins, e aos peixes e frutos do mar.

O Kata Sushi é mais uma aventura do chef peruano Marco Epinoza. Mas, dessa vez, o projeto é de sua filha, a Catarina, que idealizou o restaurante, fazendo a sua estreia no mundo da gastronomia. A inauguração está prevista para o dia 5 de janeiro, uma segunda-feira, a primeira do ano.

“Eu nasci dentro da cozinha, praticamente, e agora eu disse pro meu pai: quero seguir os seus passos, quero fazer um restaurante japonês diferente, moderno, focado no público jovem, com muitas referências à cultura pop asiática, japonesa e coreana. Esse estética me fascina”, disse-me Kata Espinoza, numa conversa em Buenos Aires, quando estavam abrindo o Cantón portenho (muito bom, por sinal, com cardápio que traz uns toques argentinos na cozinha chifa).
LEIA MAIS: Cantón, o chinê-peruano com novidades no menu

O cardápio do Kata é focado no público mais jovem, e traz um bom panorama da gastronomia japonesa, com destaque para o rodízio, e para o menu executivo, servido nos dias úteis, no almoço. Custa R$ 49,90, com entrada e principal (sorvete de sobremesa, por mais R$ 10). São várias opções.

Rafael Moreno explorou estética japoneses

No menu regular, servido em todos os horários, encontramos uma boa seleção de entradas. Tem frango frito à moda japonesa (o karaage); edamame; tempurá de vegetais; guioza de porco com molho picante; mini bao de barriga de porco agridoce e picles; oniguiri de salmão; yakitori de frango; pipoca de camarão, katsu sando; e até o takoyaki (um bolinho de polvo, muito popular no Japão, e em São Paulo, mas raro de se encontrar no Rio), entre outros.

Há vários niguiris, como e salmão, atum e o peixe do dia, além de combinações ousadas, como atum com torresmo e goiabada. Do sushi bar saem ainda makimonos, ussuzukuris e sashimis diversos.

Da cozinha quente podemos pedir rámen, yakisoba, yakimeji e pratos, como o shogayaki, um salteado de mignon na wok, com temperos e arroz japonês; e tonkatsu, a barriga de porco empanada, com arroz e o molho que o batiza.

A inauguração ao público está prevista para a primeira segunda-feira do ano, dia 5 de janeiro.

SERVIÇO
Largo dos Leões 111, Humaitá. Instagram: @katasushi.br