O Polvo Bar, em Botafogo, reabre essa semana depois de anexar à loja vizinha, ampliando bastante o seu espaço interno, com com melhor estrutura de cozinha. Agora, a chef Monique Gabiatti trabalha em uma cozinha aparente, e o espaço ganhou um balcão e uma sala reservada com sofá e vista através de uma charmosa escotilha envidraçada. Além disso, a paella passa a ocupar posição fixa, e de destaque na varanda.
O menu foi renovado, reforçando o compromisso da chef com pequenos produtores locais do litoral do Rio de Janeiro com sua alta qualidade de seleção de frutos do mar.
“Nossa costa é rica e seguir do pescador direto para a mesa, sem intermediário, faz toda diferença. Este ano fiz a primeira expedição Polvo Em Alto Mar com meu time, pois acho importante aproximar as pontas da cadeia – colaboradores, pescadores e marisqueiras – a fim de garantir total respeito aos processos para entrega perfeita ao público final”, diz Monique.

Entre as novidades do balcão frio, o mexilhão chalaca está de volta – molusco de Arraial em cubinhos, coberto com salsa de coentro, cebola roxa, tomate, azeite e limão; finalizado com vinagrete de milho tostado e aioli. Já a salada de batata recebe ovos e ovas.
Ali, o taco sempre foi um dos destaques do menu, e agora aparece em diferentes versões. O guasacaca (molho venezuelano verde, fresco e levemente ácido) e a cacahuate (salsa mexicana de amendoim e levemente picante) – acompanham o taco de polvo, o chamado méki fish e também o de camarão e o de chicharrón (barriga de porco crocante).
A famosa coxinha de polvo, antes servidas às quartas-feiras, conquistou espaço fixo no menu, agora em versão menor, acompanhada de tarê de abacaxi e maçã. Já a croqueta de caranguejo é preparada com massa cremosa e bastante recheio. Que tal um raro pastel de arraia, que está de volta a pedido dos clientes?
Preparados na brasa, as lulinhas ao ao limão e o camarão à francesa são sucesso garantido.
Também há pratos principais nesse delicioso botequim marinho. São receitas como o calamari Caesar salad, com lulas empanadas; uma releitura do fish and chips, que é servida com bastonetes de aipim; e o camarão ají, servido com arroz de coco.
Botafogo não para.
SERVIÇO
Polvo Bar: Rua General Polidoro, 156 – Botafogo. Instagram: @polvobar








