PICI TRATTORIA REABRE DEPOIS DE PEQUENA REFORMA COM MENU RENOVADO

Bruno Agostini

A Pici Trattoria completa dez anos em 2026, e para as comemorações recebeu uma nova roupagem, sem perder sua identidade, e seu repertório de referências às trattorias e osterias clássicas da Itália, que continuam nomeadas no vídeo da fachada. O menu mudou, mas sem perder receitas que fizeram história ali, como o carbonara coroado com gema de ovo, por exemplo.

A cozinha agora trabalha sob a liderança do chef executivo do grupo, Ignácio Peixoto, qur também responde pelos cardápios do vizinho Glória Bistrô e do La Spiaggia, que no início do ano abre as portas no Village Mall, na Barra.

– Será um mediterrâneo, com muitos pescados, um bar de mozzarella e de crudos, com destaque para os carpaccios – destaca Peixoto.

Ontem estive lá pra conferir a remodelação, e o visual ganhou leveza, está mais claro o ambiente, mas continuam lá às fotos em PB que são marca da decoração, com personagens ligados à Itália. O bar também ganhou destaque, aparecendo com mais brilho no fim.do salão, chamando a atenção para a carta de drinques, caprichada, com clássicos e receitas autorais da casa.

Pedi crochette di Parma, bem cremoso, feito com bechamel, à maneira espanhola, e servido com chuva de parmesão. Junto, também um carciofi alla giudia, que ali é chamado de alcachofra cacio e pepe, com creme de pecorino, e a flor perfeitamente frita, e crocante. Deu saudades de Roma.

Para o prato principal, acatei uma sugestão do chef:

– Todas as nossas massas, incluindo as longas, agora são feitas na casa. O papardelle ao ragu de javali está muito bom – indicou.

Fui nele, e saí muito feliz. A massa estava com boa espessura, delicada e cozida al dente, como manda a regra (são cerca de 40 segundos na água fervente). O molho, feito com costelinha e pernil, está realmente muito bom, muito bem temperado, com muita carne desfiada, cheia de sabor, e numa textura perfeita pra integração com o papardelle. Vale dizer que os pratos de massa são grandes, dá para dividir.

Aliás, minha sugestão de visita em dupla é: dividir tudo. Duas entradas, um prato de massa e um principal, com carnes: tem milanesa, polpetone e mignon com nhoque de baroa e molho de cogumelo trufados.

Para encerrar, tiramisù, cannoli de doce de leite e profiteroles ao caramelo são as dicas. #vaipormim

SERVIÇO

Pici Trattoria: Rua Barão da Torre 348, Ipanema. Instagram: @pici.trattoria