A cozinha asiática está em alta no mundo inteiro. Quando usamos o termo genérico, que designa o continente, estamos falando de um lugar que propõe um passeio geral por vários países, explorando a gastronomia típica e popular para além do Oriente Médio. Assim, encontramos num mesmo endereço receitas tradicionais de China, Índia, Japão, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Malásia e Camboja, tudo junto e misturado. É uma tendência mundial, e como tal, encontra em Botafogo um bairro perfeito para se posicionar.

O Satay é o mais novo representante disso. Batizado com o nome de um dos principais representantes da categoria, um espetinho, geralmente de frango, porco ou carne bovina, além de camarão, cuja carne é marinada e grelhada, ganhando molhos marcados por sabores agridoces e levemente (ou muito) picantes, o bar reforça o lado boêmio e gastronômico do bairro mais legal do Rio.
No cardápio não poderia faltar, obviamente, um bom satay. A estrela da cozinha é o satay clássico, servido em versões de frango, camarão ou mignon, com os espetinhos acompanhados pelo tradicional molho de amendoim.
O menu continua com uma seleção de clássicos da comida de rua asiática. Entre as entradas, destaque para o ovinho frito marinado com aioli picante de gochujang, e para os baos, pequenos sanduíches de origem chinesa, com pães assados no vapor, com recheios variados: porco com picles e aioli de gengibre e costela desfiada com kimchi e aioli de alho assado, e a versão vegetariana, com cogumelos salteados e toque de coentro.

Os oniguiris, em versões de atum ou legumes com cogumelo, chegam acompanhados de molhos ponzu e teriyaki; e as gyozas — de cogumelo, carne de porco ou camarão — são seladas na chapa e servidas com molhos de inspiração oriental. Há, ainda, o tempurá da casa de couve-flor, finalizado com molho picante, gergelim e aioli de alho assado com endro; e o chamado tebasaki, que são asinhas glaceadas em molho de soja, mirin, gengibre e pimenta.
Para o prato principal, as opções são o camarão thai ao curry, acompanhado de arroz jasmim ; a barriga de porco glaceada, servida com arroz gohan frito de vegetais; e o tataki de atum, com salada crocante, aioli de alho assado e molho ponzu.
Fique de olho nos drinques, porque um dos sócios é o premiado mixologista Diego Barcellos (ex-Mr Lam, com prêmios nacionais e internacionais de coquetelaria), trazendo uma fusão entre ingredientes tropicais e técnicas orientais. Entre as suas criações estão o shakara rum, combina rum Bacardi, papaya, laranja e limão; o nipo, com cachaça e mix de chás orientais; e o K Drama, preparado sochu, gengibre, limão e mel.
SERVIÇO
Satay: Rua Mena Barreto 90 (na esquina com a Rua Sorocaba), Botafogo. Instagram: @satay.bar








