No dia 18 de outubro, esse próximo sábado, o Museu do Amanhã recebe o “Donut em Ação”, edição carioca do Global Donut Days 2025 (ou Dias Donut Global 2025). A programação , que integra a Ocupação Esquenta COP realizada pelo Museu do Amanhã promove o diálogo entre juventudes e movimentos de novas economias diante da crise ecossocial, em atividades gratuitas no espaço Arena COP, localizado no saguão de entrada do museu.
A parte da manhã, aberta ao público, será dedicada ao Aquário Juventudes: Protagonistas da Ação Climática, com mediação de Paula Marins, especialista em design para sustentabilidade e coordenadora de comunicação do Donut Brasil, e participação de jovens lideranças que já atuam no enfrentamento da emergência climática. À tarde, acontece o encontro Movimentos em Ação, restrito a convidados, reunindo vozes de impacto socioambiental em um espaço de troca e construção coletiva de agendas em comum que destravem caminhos para uma economia a serviço da vida
Entre os nomes confirmados estão Gaio Jorge — liderança climática que representou o Brasil na COP-28 e delegado eleito para a COP-30 —, Marina Guião, especialista em políticas climáticas na LACLIMA e integrante da Youth Climate Leaders, e Capitu Maciel, analista de natureza do Instituto Alana.
“Reunir jovens e movimentos no espaço Esquenta COP, no Museu do Amanhã, simboliza o que precisamos hoje para um futuro colaborativo, justo e regenerativo. É aqui que vozes locais se conectam à rede global para transformar urgências ecosociais em mudanças reais”, destaca Ana Lavaquial, cofundadora do Donut Brasil.
SERVIÇO
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/dias-donut-global-esquenta-cop-aquario-juventudes/3134307
Programação global completa: doughnuteconomics.org/gdd2025