Do dia 24 a 30 de setembro, a 5ª Mostra de Cinema IFÉ ocupa espaços on-line e o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro. Com programação gratuita, o evento celebra a diversidade e a potência do cinema brasileiro, reunindo filmes, masterclasses, painéis e oficinas voltados para a reflexão crítica e a valorização da cultura negra.
Entre as masterclasses, Lyn Santos aborda o som como protagonista em “Construção Sonora no Cinema”, enquanto Bruno Victor e Marcus Azevedo, em “O Corpo Negro Queer no Cinema Contemporâneo”, discutem novas narrativas e o cinema negro contemporâneo. Já os painéis, como “Cinema e a Preservação da Memória Negra”, com Antônia Ágape, Dom Filó e Carine Fiúza, exploram o cinema como instrumento de resistência ao apagamento histórico e afirmação das existências negras.
O público também poderá participar de oficinas práticas, como “Gaffer – A Arte da Técnica e da Invenção”, com Jon V Thomaz, e “Atuação – Investigações Cênicas para o Audiovisual”, com Tati Villela. Após as exibições presenciais de filmes como ‘’Avôa’’, ‘’Meu Pai e a Praia’’, ‘’Você’’ e ‘’Sebastiana’’, haverá bate-papos com os realizadores, oferecendo uma oportunidade única de diálogo e aprofundamento sobre a produção audiovisual brasileira.
SERVIÇO
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB): Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa.
Dia 26/09, às 18h. Grátis
On-line: De 28 a 30/09
https://mostraife.com.br/