RITUAALI É MAIS DO QUE SPA, É UMA NOVA OPÇÃO DE VIDA

Por Jan Theophilo

Ele chegou chegando. E em pouco tempo se tornou um dos mais relevantes endereços de lazer na Serra Fluminense. Cercado por árvores gigantes ao pé da Serra da Mantiqueira, em Penedo o Rituaali é muito mais que um spa cinco estrelas. Trata-se de um programa de mudanças de vida bem-orquestrado que envolve clínica, hotel e spa, para plantar a sementinha de melhores hábitos nos hóspedes. Um dos médicos que acompanha os tratamentos e diretor clínico do lugar, o endocrinologista Luiz Sella, define: “Um pit stop na vida para reajustar rotas”.

Todas as tardes, o dr. Sella faz palestras sobre bem-viver e a importância dos bons relacionamentos. Alguns dos temas falam sobre os inimigos do coração. Para falar mal de açúcar e gordura? Nada disso. Sentimentos ruins como raiva, ganância e culpa em excesso podem, sim, ser o gatilho para uma doença séria. A filosofia do Rituaali é baseada na Medicina do Estilo de Vida, especialidade que vem ganhando força no Brasil. Há quatro programas a seguir: controle de peso, de ansiedade, estresse crônico ou antidor. De acordo com o indicado, os profissionais de saúde programam horários para atividades, dieta elaborada por um nutricionista, tratamentos de hidroterapia, massagens e atividades físicas.

E não vá pensando que é moleza não. Sua agenda começa às 7h e vai até às 20h, com tudo muito regrado.  As tais práticas do bem-viver não estão só na gastronomia, que aliás é espetacular. Você nunca mais vai querer comer uma saladinha sem flores, por exemplo.  O cardápio sazonal baseado em plantas leva tudo fresco, orgânico com a maior parte dos ingredientes produzida por lá mesmo. As refeições são feitas sob medida e não levam ovos, leites ou outros derivados animais. A única coisa que não os classifica como veganos é o uso de mel nas receitas doces. E, quem avisa, amigo é, durante pelo menos um dia a nutricionista vai recomendar 24h de líquidos para um detox. É o Dia do Suco, que apesar do que sugere, são muito nutritivos e seguram a fome.

Diariamente, por pelo menos 20 minutos o hóspede faz o chamado “Circuito Molhado”, que pode ser uma imersão na jacuzzi aquecida ou um relax nas saunas. Também são diários são os tratamentos de hidroterapia, fitoterapia e geoterapia, com massagens e banhos feitos com óleos essenciais. Um deles é a “Ducha Escocesa”, feita em uma maca, com sete jatos de água massageando seu corpo. Todo pacote inclui uma massagem por dia. Ah! Antes do café da manhã, os hóspedes são convidados a participar do “Circuito Kneipp”, uma técnica desenvolvida por um médico alemão homônimo que consiste em caminhar por pedrinhas imersas em água geladíssima para ativar a circulação.

A diária mais barata no Rituaali começa pela bobagem de R$ 1.361. O spa possui apartamentos ou chalés, bem mais amplos e espalhados em meio ao verde.  Mas tudo fica pertinho, a uma breve caminhada pelo jardim: academia, sala para pilates e mais aulas, enfermagem, consultórios, restaurante, recepção, piscinas e spa. São três piscinas, duas delas aquecidas, assim como a jacuzzi, para as terapias e relaxamento. E como tudo está nos detalhes, pelos jardins você ainda esbarra em bandeirolas com mensagens de pensadores como Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. Portanto a excelência não é um feito, e sim um hábito”. Só aqui você já perdeu 100 calorias.