A HISTÓRIA DO VINHO EM QUADRINHOS

Como diria Elio Gaspari, saiu um livrão. Muita gente torce o nariz para trabalhos em arte sequencial, comumente chamados de histórias em quadrinhos. Mas este promete agradar até o mais enochato dos seus amigos cheira-rolha. Do surgimento na Mesopotâmia à globalização de hoje, “A incrível história do vinho: da pré-história aos nossos dias”, do jornalista e enólogo Benoist Simmat, com arte de Daniel Casanave, garante muita informação e diversão em uma narrativa leve e descontraída, conduzida nada menos do que por uma versão hipster do deus grego Dioniso, de camisa de flanela vermelha e calças com bainhas dobradas alto.

A importância dos terroirs, a magia dos grands crus, os principais avanços tecnológicos, o surgimento dos vinhos biodinâmicos… tudo isso e muito mais está contado nessa história em quadrinhos acessível a todos os bebedores de vinho (ou não) e tão deliciosa quanto inebriante. Afinal, a bebida fermentada a partir de uvas civiliza os homens, humaniza os deuses, e sua história corre paralela ao desenvolvimento da sociedade. Nos primeiros tempos, o vinho era licoroso, aromatizado, acrescido de mel ou de óleo, e diluído com água antes de ser bebido. A mitologia grega transborda de alusões ao vinho, e, na Bíblia, ao final do dilúvio, Noé planta uma… vinha!

No final da Antiguidade, o vinho gaulês já era muito exportado. Com a queda do Império Romano, a Igreja e os monastérios passam a perpetuar o savoir-faire da vinicultura; na Idade Média, o vinho enfim começa a se parecer com o que conhecemos hoje. A invenção da garrafa, no século XVII, revoluciona a estocagem, e a enologia se torna uma arte do bem viver. Finalmente, com as grandes navegações, a bebida de Dioniso conquistou o Novo Mundo, e, hoje, é produzida em metade dos países do globo.

O material foi originalmente publicado em 2018 na França pela Les Arènes (ganhando sua terceira edição em 2021), em 2019 na Espanha pela Norma Editorial e em 2020 no Reino Unido pela Self Made Hero, além de versões em outros países. No Brasil ele foi lançado no começo de junho pela LP&M com 304 páginas e preço inicial sugerido de R$ 88. Imperdível.